Cuidando com Carinho
há mais de 25 anos

Demências (Senil e Alzheimer)

Senil

O envelhecimento é o conjunto de alterações que os indivíduos sofrem com o decorrer do tempo. É um processo dinâmico e progressivo,. O desafio que se propõe aos indivíduos e a sociedade é conseguir uma sobrevida cada vez melhor, para que os anos vividos em idade avançada sejam plenos de significado e dignidade. Na velhice a manutenção da autonomia e da independência está intimamente ligada à qualidade de vida

Na velhice avançada, receber ajuda de qualquer tipo pode ser frequente. As relações familiares são caracterizadas por fortes sentimentos de deveres e obrigações entre os membros. Quanto mais fragilizado o idoso, mais aumenta a importância da família na preservação da vida.

ILP é um lar especializado, com dupla função: proporcionar assistência gerontogeriátrica conforme o grau de dependência dos seus residentes e oferecer ao mesmo tempo, um ambiente doméstico, aconchegante, capaz de preservar a intimidade e a identidade dos seus residentes. Internar um ente querido numa ILP é decisão difícil. È importante que o cuidador observe atentamente as instituições..Enfim analisar se a ILP oferece um serviço de saúde e também de bem-estar social adequado aos idosos. Os cuidados prestados aos moradores da ILP tem como objetivo oferecer conforto na doença crônica, que tem curso lento e inevitável, acomete a autonomia e a independência do idoso.

A demência se caracteriza por declínio irregular da função mental. As alterações características de demência recaem em três categorias gerais: cognitivas, funcional e comportamental. Demência é portanto uma síndrome clínica adquirida, caracterizada por prejuízo progressivo das habilidades cognitivas severo o suficiente para interferir nas atividades sociais e ocupacionais habituais do individuo.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que começa de forma insidiosa e se caracteriza por perdas graduais da função cognitiva e distúrbios do comportamento e afeto. Nos estágios iniciais ocorrem o esquecimento e a perda de memória sutil. A depressão pode ocorrer neste momento. Com a progressão os déficits não são disfarçados. Em geral, as alterações de personalidade também ficam evidentes. As alterações comportamentais mais comuns são: agressões físicas e verbais, agitação, delírio, alucinação, perambulação, síndrome do sol poente. A progressão da doença intensifica os sintomas. Mais adiante, a assistência para as atividades da vida diária torna-se necessária.

A variabilidade na apresentação da demência de Alzheimer constitui um desafio. O plano de tratamento deve ser especifico para o estágio da doença. São quatro os pilares do cuidado dos pacientes com demência de Alzheimer: tratamento da doença propriamente dita, tratamento dos sintomas, cuidados com os pacientes e o apoio aos cuidadores. Enfrentar a doença de Alzheimer é muito difícil tanto para o paciente como para a família. É importante adaptar as orientações com as necessidades do paciente e o estágio de desenvolvimento da doença.

A prevenção de riscos e acidentes, a comunicação com explicações simples e claras, a nutrição adequada, a verificação dos sinais vitais regularmente, o repouso, a deambulação, o movimento no leito, o banho de sol, as atividades de higiene, a administração de medicamentos conforme regime terapêutico são cuidados de apropriados e progressivos na demência, principalmente nos estágios avançados.

Casa de Cuidados
Respeito, carinho, seriedade e qualidade de vida.