Cuidando com Carinho
há mais de 25 anos

Fisioterapia

Com o aumento da idade as pessoas podem apresentar um decréscimo na qualidade de vida, pois em decorrência do envelhecimento ocorrem algumas perdas significativas em relação ao nosso corpo. Os sentidos como visão, audição, gustação e olfato diminuem; além de sofrermos uma degeneração óssea, muscular e em muitos órgãos internos como coração e pulmão, que fazem parte do processo de envelhecimento. Em decorrência disso, o idoso pode sentir-se menos disposto e enfraquecido com a diminuição da resistência, força e até mesmo a capacidade pulmonar.

A dor leva a uma maior imobilização, pode levar até a síndrome do imobilismo, deixando-o mais indisposto e fraco; enfrentando mais dificuldades para realização de suas atividades de vida diária (AVD) como tomar banho, vestir-se, caminhar, realizar alguns trabalhos domésticos, piorando muito a sua qualidade de vida.

A fisioterapia da Casa de Cuidados Cantareira trabalha com a reabilitação em casos te prognóstico favorável, com a manutenção ou estabilização do quadro ou até mesmo retardamento do quadro patológico evolutivo. Atua tanto no físico como no emocional. Leva conforto e esperança, pois o idoso residente da Casa de Cuidados Cantareira , normalmente possui patológico.

A fisioterapia atua tanto na prevenção quanto na recuperação destas patologias através de um programa especializado conforme a individualidade de cada caso, através da fisioterapia motora, respiratória e neurológica.

A reabilitação pulmonar também é muito importante para o idoso que poderá aumentar sua capacidade pulmonar ocasionando um gasto menor de energia para as atividades de vida diária e maior disposição para a realização de atividades. O tratamento pode acontecer na sala de fisiterapia, equipada com barra paralela, TNS, ultrason, infravermelho e outros equipamentos, no quarto do paciente ou mesmo em grupos, o que depende de cada caso e objetivos propostos.

A reabilitação de cirurgias ou outros tipos de reabilitação são feitos a partir da orientação do médico cirurgião, onde anteriormente a cirurgia, as recomendações são da casa de repouso e a preparação da equipe é feita para o tipo específico de cuidado que aquele paciente necessitará.

Uma frase muito comum em pacientes idosos é: “A cabeça quer, mas o corpo não deixa”. No entanto, conforme a evolução dos atendimentos ele vai superando seus limites físicos, tornando-se mais confiante e seguro e acreditando na sua capacidade física; integrando assim, a saúde mental e física em sua vida, na busca da felicidade.

Portanto, o tratamento fisioterapêutico, quando visto de uma forma global, na maioria dos casos traz melhorias para a qualidade de vida do idoso, levando-o a uma maior independência e interação com o meio social em que vive.

Entrada de novos residentes: Internação

Todos os residentes passam por uma avaliação fisioterápica, e após a indicação médica, as sessões são feitas conforme a necessidade do residente. O serviço da fisioterapia é cobrado a parte da mensalidade e é o serviço é prestado após autorização dos familiares.

Na avaliação fisioterápica observamos o estado emocional e psicológico do paciente, como se encontra, tenso, deprimido, conformado com a situação, sua orientação quanto ao tempo e espaço verificando durante o contato com o paciente seu nível de consciência e a velocidade para a obtenção da resposta aos estímulos.

  • No exame cardiorrespiratório verificarmos a condição pulmonar através da ausculta pela presença do murmúrio vesicular ou ruídos adventícios determinando portanto a qualidade do aparelho respiratório.
  • O exame motor é iniciado precocemente e será avaliado sua força muscular, amplitude de movimento , coordenação e sensibilidade do paciente.

Terapia

Números de sessões:

  • Realizada discussão do quadro clinico com médico responsável, para programação de sessões necessária para melhor evolução clinica do paciente;
  • Duração da sessão: 30 minutos, tendo em vista necessidades e limite físico de cada paciente;

Tratamento

  • Disponibilizar todos os recursos terapêuticos disponíveis para equipe de fisioterapia, sendo avaliado pelo fisioterapeuta responsável a necessidade de uso para cada paciente e seu quadro clinico apresentado.
  • Comunicação com a equipe de enfermagem sobre os cuidados a serem tomados com o paciente.

“A fisioterapia busca melhoria na qualidade de vida do paciente, sendo que o paciente necessita de uma reabilitação global, envolvendo uma equipe multidisciplinar, e que a fisioterapia tem um papel fundamental tanto na reabilitação motora quanto no retorno as relações interpessoais e na obtenção de independência por parte do paciente.”

Casa de Cuidados
Respeito, carinho, seriedade e qualidade de vida.